Tuna Universitária do Porto
Datam do século XIX as primeiras notícias da Tuna Académica do Porto.
O Orfeon Académico do Porto é fundado em 1912 e, na década de 20, Tuna e Orfeão apresentam-se diversas vezes em conjunto, nomeadamente em Madrid frente a El-Rei de Espanha e em apoteótica Digressão a Barcelona, celebrizada no livro “Do Atlântico ao Mediterrâneo”, de Parente de Figueiredo. É a partir do ano de 1928 que Tuna e Orfeão se apresentam aglutinados sob o nome “Tuna e Orfeão Académicos do Porto”.
Em 1937, reorganizada, e fazendo já parte integrante do Orfeão Académico da Universidade do Porto, toma a designação de “Tuna Universitária do Porto”, passando a admitir apenas alunos da Universidade do Porto.
Em 1960, alguns orfeonistas, desejosos de reorganizar a Tuna Universitária, organizam um grupo com o nome de “Orquestra Típica”. No entanto em 1961, esta adopta o nome de “Tuna do Orfeão Universitário do Porto”, gravando dois EP’s sob a reputada etiqueta ORFEU, ocasião que marcou a primeira gravação do tema de 1937 “Amores de Estudante” e que constituiu um enormíssimo sucesso de vendas.
Em meados de 80, a Tuna Universitária do Porto, na altura constituída por elementos de ambos os géneros, é retomada, sob forte inspiração dos mesmos, inaugurando-se um novo período marcado pelo primeiro festival de tunas nacional – o FITU – Festival Internacional de Tunas Universitárias “Cidade do Porto” – e pelas gravações de “Acordes, Harpejos, Tainadas… e Beijos” em 1991, “VII FITU” em 1994, “Academia” em 1995, “Um Percurso” em 1995 e “Concerto de Apresentação da Queima das Fitas” em 2000. Entretanto, a Tuna apresenta-se em África, América do Norte, América do Sul e na Ásia.
A Universitária do Porto explora o ideário latino-americano quer ao nível do repertório bem como na introdução de instrumentos típicos dessa expressão. Sempre precursora e paradigmática, a Universitária do Porto faz por ser uma referência musical e cultural, fiel e digna representante da cidade que a viu nascer nos finais do século XIX.
Continuar a perpetuar a excelência musical por todo o mundo na busca de novos sons, novos palcos e novos projectos é o grande objectivo do século XXI para este grupo que se vos apresenta e saúda.