Tuna Feminina do OUP
Por desafio e brincadeira: a Primeira Tuna Feminina Universitária em Portugal
A Tuna “Universitária” do Porto existia já há cerca de cem anos. Os seus membros, sempre repletos de espírito orfeónico, resolvem, entre muito convívio e brincadeiras, propor às meninas do OUP um desafio! Reconhecendo-se à altura, uniram-se e, surpreendendo tudo e todos, pisaram o palco no Sarau Cultural da Queima das Fitas do Porto de 1988, demonstrando aos “meninos da Universitária” e à Academia do Porto a sua enorme qualidade artística e vontade de fazer mais, melhor e diferente.
Foi a 1 de maio de 1988 que a Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto, surgindo, dá origem a um novo e inédito fenómeno: o das tunas femininas. Em 1989 a Tuna criou o seu reportório identificativo e qualificativo de uma tuna feminina portuguesa, sendo a sua inclusão no espetáculo do Orfeão Universitário do Porto, em 1990, um passo importante no seu percurso.
Conhecidas pelo malmequer amarelo no cabelo, a primeira, a Tuna Feminina do OUP espalhou pelo nosso país (continente e ilhas) e pelo estrangeiro os seus encantos, “Serenatas” e garra das mulheres portuguesas.
Após 30 anos de “noites amenas, serenas, de sonho”, realizámos mais um dos nossos “sonhos”, o primeiro festival de Tunas Femininas do Orfeão Universitário do Porto – BemMeQuer’18. Numa ode ao mundo tunante no feminino, juntámos gerações e com o nosso “Porto tão lindo” como pano de fundo, provocámo-nos a inovar e a crescer.
Por fim, só nos resta fazer-vos agora um desafio: venham viver connosco tudo o que a Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto tem para vos oferecer! Venham ser TUNAF!
“Muito boa noite senhoras e senhores!”